segunda-feira, 13 de maio de 2013

COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR


         As atividades pedagógicas oferecidas pela E.M.T.O. Criança Feliz acontecem em caráter complementar, portanto não seguem um currículo específico e sim um alinhamento com a base curricular comum da mantenedora, através dos Planos de Estudos. A Escola possui autonomia no que se refere à parte legal, possui seu próprio PPP, Regimento Escolar, e órgãos  como Conselho Escolar e Associação de Pais e Educadores.
         A Complementação Curricular acontece através do Método de Projetos, sendo estes, organizados com o apoio do Programa  A União faz a Vida o qual a Escola congrega.
         Neste ano de 2013, o Projeto da Escola denomina-se: Criança Feliz:Uma Oportunidade para a Inclusão – “Conhecer para Preservar”.A metodologia utilizada é diversificada, tendo como principais ferramentas as Oficinas que acontecem em dois blocos: Oficinas Pedagógicas: Educação Musical, Leitura, Matemática, Expressão e Movimento, Informática, Recreação e Jogos, espaços estes onde todas as turmas passam, acompanhadas de seus professores sendo que o planejamento das mesmas, baseia-se nos eixos temáticos do Projeto, solicitados previamente pela professora titular da turma.Já as Oficinas por Especificidades: Patinação, Esporte, Informática, Capoeira e Dança, os alunos tem a liberdade de fazer a adesão por escolha própria o que permite que os mesmos permaneçam naquelas as quais demonstram maior habilidade, o planejamento das mesmas acontece através de Planos de Trabalho Semestrais.



 
O trabalho que propusemos a nossa comunidade escolar para 2013,consiste em aprofundar o conhecimento partindo de nós mesmos como seres sociais e históricos, construtores de nossa própria identidade e de todas as nuances que nela estão interligadas para partindo deste pressuposto, olhar a nossa volta, conhecer e reconhecer nosso meio, nosso espaço, nosso semelhante, valores, cultura, enfim...Se conhecermos, faremos parte e se fizermos parte, nos  apropriaremos e se nos apropriando, preservaremos!

Neste ano de 2013, em que a Escola comemora 15 anos de plena atividade na comunidade local, também vem com um desenho funcional diferenciado,o que é uma capacidade singular desta instituição, moldar-se de acordo com a necessidade de sua demanda.

Santiago é um município que caminha à frente outorgando oportunidades em todos os campos de desenvolvimento, em especial, na pasta da Educação, onde as demandas e mudanças de paradigmas são constantes. Uma cidade que se quer educadora, deve estar atenta aos movimentos da conjuntura que definem a estrutura de um país, neste sentido, Santiago aderiu ao Programa “Mais Educação”, que é uma tendência nacional, um movimento irreversível na integralidade de tempo do aluno na Escola, se é que de fato pretendemos cumprir os objetivos do milênio. Nessa ótica, a E.M.T.O. Criança Feliz, que há 15 anos já pratica educação de tempo integral  em Santiago, redirecionou sua proposta aos Anos Iniciais e Educação Infantil especificamente, ficando os Anos Finais do Ensino Fundamental sob a responsabilidade das Escolas de Origem através do já citado programa: Mais Educação, subsidiado pelo governo Federal.

Nossa realidade hoje, sob dados do mês de maio revela:












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