Sobre a Escola de Turno Oposto Criança Feliz

A Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz iniciou suas atividades em 14 de maio de 1998, atendendo uma pequena demanda de 60 alunos, estruturada em forma de Projeto, sediada no Centro Social Urbano e Ginásio Municipal Aureliano de Figueiredo Pinto, respectivamente, onde está localizada até hoje. As ações pedagógicas e socioculturais se expandiram elevando este Projeto à categoria de Escola em outubro de 2003 e que hoje atende aproximadamente 300 alunos.
A escola através de sua mantenedora, Prefeitura Municipal de Santiago, oferece transporte escolar buscando os alunos em frente à escola de origem e conduzindo-os até o ginásio onde funciona a Escola de Turno Oposto. Durante o dia são oferecidas três refeições, onde a alimentação é balanceada, (café da manhã, almoço e lanche da tarde) a todos os alunos que dela fazem parte.
Os recursos humanos que desempenham as atividades na escola são oriundos do Sistema Municipal de Ensino e também através de contratações via estágio e empresas terceirizadas.
A rede municipal de ensino em Santiago vem se fortalecendo constantemente, apoiada por programas federais ofertados pelo MEC. Nesse contexto a E.M.T.O Criança Feliz, hoje escola, ontem projeto, representa o pioneirismo do atendimento escolar em tempo integral, pois há 16 anos, quando foi pensada, já tinha o propósito e um compromisso firmado com o desenvolvimento humano.
Acompanhando as transformações, a escola apresenta um novo perfil de atendimento, adequando a proposta oferecida para a Educação Infantil (a partir de 4 anos) e anos iniciais (1º ao 5° ano), desenvolvendo uma prática educativa inovadora e inclusiva como forma de resgatar a autonomia e o sentimento de valorização dos alunos.
A dinâmica escolar procura dar suporte diferenciado de caráter lúdico com complementação curricular nas diversas áreas do conhecimento, na forma de Oficinas Pedagógicas: Informática, Recreação, Matemática, Educação Musical, Esporte, Danças, Música Canto e Instrumentos, Espaço Literário, Teatro, Patinação Artística, Ballet, Artesanato e Natação. Nesse período evolutivo, de muitos desafios enfrentados, aprendizagens construídas e talentos revelados, o “Criança Feliz” consagrou-se na comunidade local como uma escola viabilizadora de oportunidades.
A E.M.T.O Criança Feliz é um espaço educativo diferenciado  e seguro, que sempre esteve de “portas abertas” auxiliando  e acolhendo a comunidade santiaguense.