segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto: Sustentabilidade, por uma vida saudável



Sentindo a vida...

Exercícios de respiração, movimento, caminhada e relaxamento ao ar livre, na Praça Rubem Machado Lang (ginásio)

Os alunos da turma da manhã, juntamente com seus professores foram desafiados a uma atividade matinal em contato com a natureza. O objetivo dessa atividade foi sentir a natureza exercitando a liberdade de movimento, explorar lateralidade, equilíbrio, coordenação, orientação, atenção, cooperação e senso de grupo.

A atividade foi coordenada pelo professor Serginho auxiliado pelo professor Marcel (Oficina de Esporte)







Trilha Ecológica:

Tendo em vista o tema que está sendo trabalhado na Escola: “SUSTENTABILIDADE”, foi proposto aos alunos da turma  “B” (tarde), que criassem jogos dentro dessa ideia, sendo que um dos grupos criou a “TRILHA ECOLÓGICA”, para ser jogada com  um dado. A atividade ficou tão boa que surgiu a ideia de transformar a pequena trilha em uma trilha gigante e aplicá-la na turma “C” da manhã (turma atendida pela mesma professora). Com a autorização e ajuda do grupo criador do jogo, a trilha passou a ser grande. Os alunos da turma “C” amaram a atividade criada pelos colegas do turno oposto, que além de propiciar diversão, também fez com que retomassem assuntos pertinentes sobre sustentabilidade.

Material Necessário:

Um dado (feito de papelão, em tamanho grande)

As mensagens em papel durinho (feito com pastinhas velhas)

Balas para premiação

Obs: Para estrutura da trilha usamos uma centopeia já existente, desenhada na área externa da escola.

Desenvolvimento: será realizada a atividade com três participantes por vez. Cada aluno na sua vez jogará o dado e andará o número de casas sorteado. Caso caia em uma casa com mensagem, deverá ler e realizá-la. Ex: “Você jogou lixo no chão. Volte duas casas.” O aluno que chegar ao fim primeiro vence.

 (professora: Tatiane do Amaral)



Representando o meio ambiente em forma de argila:

Esta atividade tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, dando forma a vários tipos de representações que existe na natureza, estimulando a criatividade. Foi muito positivo e significativo para as crianças pois permitiu que elas envolvessem os sentidos valendo bater, enrolar, furar, torcer, amassar e puxar a argila.

O trabalho foi muito interessante e desafiador, teve algumas dificuldades, mas usamos como auxílio à pesquisa sobre o tema  em livros e jornais, fazendo as esculturas de acordo com a nossa realidade.

(Professora: Rejane Silveira Correa)



Separando o Lixo:

As crianças a partir do referencial teórico estudado em sala de aula e das atividades de registro e artísticas, as crianças, de forma simbólica foram para prática separar o lixo. Dentro de balões haviam os mais variados materiais, onde a criança o reconhecia, fazia a exposição para o  colega e logo após colocava o mesmo na sua respectiva lixeira. Na aula seguinte, as crianças a partir do material separado, trabalharam com construção de tabelas e gráficos, contagem e ilustrações. ( Professor Michel)

Salada de Frutas:

As crianças se envolveram e  se deliciaram com a variedade de frutas. A maioria desconhece o sabor de muitas delas, nós como professores devemos esclarecer e informar as crianças sobre a importância e o valor nutritivo das frutas como parte de uma alimentação saudável. O objetivo desta atividade foi alcançado, pois todos trabalharam em equipe, houve colaboração e união da turma, demonstraram interesse pelo cheiro, sabor, cor e forma das frutas. Todos os alunos degustaram e participaram da confecção da salada de fruta compartilhada. Foi enfatizada a importância das frutas para uma alimentação saudável e inclusive que aquelas mais comuns e que se adaptam ao clima, como a laranja, as famílias que possuem pátio podem cultivar em casa. (Professora Rejane)


Contação de Histórias:
* No primeiro momento realizamos a Leitura Deleite – Citação de Leonardo Boff, explorando-a oralmente. Após, apresentamos com auxílio do livro a história “Não afunde no Lixo” – Nilce Bechara que conta a história de Zeca, um menino, e Pipoca, seu cão de estimação. Os dois convocam seus amigos e saem às ruas, para dar uma lição de cidadania aos moradores do bairro. Enfatizamos a partir da história a questão da preservação do meio ambiente, coleta seletiva de lixo e a reciclagem. Conhecemos os containers de lixo que há na escola. Em seguida, dividimos a turma em dois grupos e solicitamos que cada grupo ilustrasse o meio ambiente desejável e indesejável. Por fim, socializamos as ilustrações. (Professora Luciele)

 
 *·      *   Hora da leitura com a história “VAMOS ABRAÇAR O MUNDINHO”, realizando explorações orais sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e também ressaltando a importância da reciclagem e da separação do lixo para um mundo melhor.
 ·     * Atividade sobre a separação do lixo, trabalhando com as diferentes cores das latas de lixo e    seus respectivos materiais, colorindo os desenhos e usando materiais diversos (bolinhas de crepom, fio de lã e EVA picado) para percorrer o caminho certo até a lata de lixo. (Professora Kelen)




Nenhum comentário:

Postar um comentário