terça-feira, 13 de setembro de 2011

Santiago promove 2º Festival de Capoeira "Arte Muleque" – Grupo Recôncavo

A Oficina de Capoeira, sob a responsabilidade do Oficineiro Serginho, protagonizou o 2º Festival de Capoeira em Santiago. Evento este que teve como parceiros a Prefeitura Municipal de Santiago, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz, Projeto Bola pro Futuro e Projovem. O festival teve a duração de três dias, onde os alunos realizaram a “campoeira”, ficaram concentrados no local durante os três dias, realizando oficinas, palestras, treinamentos, reflexões sobre este esporte, manuseio de instrumentos como pandeiro, berimbau, atabaque, reco reco...

O evento que este ano mostrou um forte crescimento, contou com a presença dos alunos de Nova Esperança do Sul, integrantes do CEMAC – Centro Municipal de atividades Complementares, projeto social do município de Nova Esperança do Sul e também de capoeiristas e visitantes de outros lugares como São José do Norte, São Miguel das Missões, entre outras. A dinamização das atividades estiveram a cargo dos Instrutores: Gabriel Angel Padilla, Mauricio de Villegas e Rodrigo Reta, da cidade de Mendonza, Argentina e dos Mestres Vladmir Farias e Paulinho Nascimento (professor acadêmico da URI/ Campus Santo Ângelo), ambos de Santo Ângelo.

O encerramento do evento aconteceu no domingo, dia 11 de setembro, com a cerimônia de “batizado” e troca de cordas dos alunos graduados no esporte. Foi significativa a presença das autoridades de Santiago e Nova Esperança do Sul, dando respaldo e apoio aos alunos e familiares que se fizeram presente em grande número. Mestre Vladimir em seu discurso agradadeceu e validou a presença do poder público como fundamental para o sucesso do evento. Foram momentos de fortes emoções que uniram pais, filhos, amigos, professores, autoridades e comunidade como um todo em prol do esporte e da Educação como instrumento de crescimento e desenvolvimento humano, celebrados por todos com um gostoso almoço de confraternização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário