quarta-feira, 16 de março de 2011

Depoimento Deputado Estadual José Francisco Gorski (Chicão)

  A cara da realidade brasileira é muitas vezes triste, pobre, mas é também dotada de valores ímpares. Santiago não foge à regra.
   Por essa razão, o Projeto Criança Feliz se reveste da maior importância. Porque trata de viabilizar chances, porque permite que cada criança possa ver, de alguma forma, o seu sonho tornando realidade, quer através da música, da dança, do teatro, do esporte, ou qualquer outra forma de expressão cultural, que os torna iguais e, em muitos casos, destacados positivamente no mundo que os rodeia.
   Numa realidade onde crianças carentes mal percebem o significado da palavra oportunidade, é justamente ela que as abraça, potencializando dons e, mais do que isso, desenvolvendo a cada um, senso de valor e a elevação da auto-estima.
   Em suas pequenas mentes, muitas vezes ultrajadas pela violência física e moral, pelo sentimento de injustiça e falta de perspectiva para o futuro, mudar o mundo e a própria situação parece tarefa impossível.
    O Projeto Criança Feliz cuida de alternar tal quadro.
   Ali dentro o “não é possível” dá lugar, de forma emocionante e legítima, ao “olha do que eu sou capaz”, que acaba por operar milagres, dentro e fora das fronteiras do ambiente onde ele se desenvolve. E dessa forma perspectiva florescem cantores, bailarinos, atores, atletas, artesãos e tantos outros valores.
  Os dons são naturais, o que o Projeto faz é dar vazão a eles. É incentivar, dar condições, criar oportunidades. É inserir essas crianças em sua comunidade, de forma mais bonita e capaz de torná-las percebidas: a arte de fazer, de encantar, de produzir emoção.
    E a vida recobrada é o maior presente, a todos que se envolvem no Projeto. O retorno é dado pelo brilho no olho, pelo orgulho que vemos nas crianças e pela possibilidade devolvida aos próprios pais ou familiares.
Decididamente, a desesperança não precisa ser nossa rotina. Interessa é a ação do “tornar possível”.
   No Projeto Criança Feliz, cada um tem a sua cara, nome e história. E tem um sonho a ser buscado com dedicação, disciplina e muita garra.
    Assim vão mudando seu destino, sujeitos de sua história, tomando para si as rédeas em direção ao futuro.
    Que pode ser tão brilhante quanto desejado.




Deputado Estadual José Francisco Gorski (Chicão) -- 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário