As atividades pedagógicas oferecidas pela E.M.T.O. Criança
Feliz acontecem em caráter complementar, portanto não seguem um currículo
específico e sim um alinhamento com a base curricular comum da mantenedora,
através dos Planos de Estudos. A Escola possui autonomia no que se refere à
parte legal, possui seu próprio PPP, Regimento Escolar, e órgãos como Conselho Escolar e Associação de Pais e
Educadores.
A Complementação Curricular acontece através do Método de
Projetos, sendo estes, organizados com o apoio do Programa A União faz a Vida o qual a Escola congrega.
Neste ano de 2013, o Projeto da Escola denomina-se: Criança
Feliz:Uma Oportunidade para a Inclusão – “Conhecer para Preservar”.A
metodologia utilizada é diversificada, tendo como principais ferramentas as
Oficinas que acontecem em dois blocos: Oficinas Pedagógicas: Educação Musical,
Leitura, Matemática, Expressão e Movimento, Informática, Recreação e Jogos,
espaços estes onde todas as turmas passam, acompanhadas de seus professores
sendo que o planejamento das mesmas, baseia-se nos eixos temáticos do Projeto,
solicitados previamente pela professora titular da turma.Já as Oficinas por
Especificidades: Patinação, Esporte, Informática, Capoeira e Dança, os alunos
tem a liberdade de fazer a adesão por escolha própria o que permite que os
mesmos permaneçam naquelas as quais demonstram maior habilidade, o planejamento
das mesmas acontece através de Planos de Trabalho Semestrais.
O
trabalho que propusemos a nossa comunidade escolar para 2013,consiste em
aprofundar o conhecimento partindo de nós mesmos como seres sociais e
históricos, construtores de nossa própria identidade e de todas as nuances que
nela estão interligadas para partindo deste pressuposto, olhar a nossa volta,
conhecer e reconhecer nosso meio, nosso espaço, nosso semelhante, valores,
cultura, enfim...Se conhecermos, faremos parte e se fizermos parte, nos apropriaremos e se nos apropriando,
preservaremos!
Neste
ano de 2013, em que a Escola comemora 15 anos de plena atividade na comunidade
local, também vem com um desenho funcional diferenciado,o que é uma capacidade
singular desta instituição, moldar-se de acordo com a necessidade de sua
demanda.
Santiago
é um município que caminha à frente outorgando oportunidades em todos os campos
de desenvolvimento, em especial, na pasta da Educação, onde as demandas e
mudanças de paradigmas são constantes. Uma cidade que se quer educadora, deve
estar atenta aos movimentos da conjuntura que definem a estrutura de um país,
neste sentido, Santiago aderiu ao Programa “Mais Educação”, que é uma tendência
nacional, um movimento irreversível na integralidade de tempo do aluno na
Escola, se é que de fato pretendemos cumprir os objetivos do milênio. Nessa
ótica, a E.M.T.O. Criança Feliz, que há 15 anos já pratica educação de tempo
integral em Santiago, redirecionou sua
proposta aos Anos Iniciais e Educação Infantil especificamente, ficando os Anos
Finais do Ensino Fundamental sob a responsabilidade das Escolas de Origem
através do já citado programa: Mais Educação, subsidiado pelo governo Federal.
Nossa
realidade hoje, sob dados do mês de maio revela:
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