A atividade inicial desse trabalho ocorreu com uma formação
no município de Santa Maria, em que a professora Luciane de Cássia Lopes Wesz,
representou nossa escola, participando de peças teatrais e rodas de conversa
sobre temas pertinentes à sustentabilidade. Nessa mesma ocasião, a professora
participou da oficina criativa: “A escolha de percursos em caminhos existentes”
sobre mobilidade urbana, em que a professora Jaqueline Lessa Maciel norteou o
trabalho.
Na sequência, crianças do 4° e 5° ano (turno manhã) e turma
Multi (1°, 2° e 3° ano,-turno tarde, participaram juntamente com seus
professores da peça teatral oferecida pela RGE Sul, na escola Heron
Jornada Ribeiro. Esse evento, por sua vez, foi de grande relevância, pois os
alunos interagiram bastante com os atores, refletindo e compreendendo a proposta
de trabalho sobre a sustentabilidade de maneira lúdica.
Ao retornar para a escola, o grupo participante teve como
tarefa a disseminação do teatro, na qual grupos menores iam de sala em sala,
desde educação infantil até anos iniciais, fazendo uma fala sobre o que
aprenderam, levando-os a pensar em conjunto:
- Como é a sua cidade? E o seu bairro?
- De que maneira você vem até a escola? E quando vai passear?
- O que é trânsito? Ele possui regras? Quais?
- Quais os cuidados que devemos ter quando estamos na rua?
- Como é o entorno da sua escola?
- Quais as atitudes que você adota para cuidar do lugar em
que você mora e estuda?
Como registro dessa grande oficina, os multiplicadores
propuseram o desenho individual em quadrinhos de juta, cujo propósito consistia
em desenhar o trajeto que eles percorriam entre a casa e a escola, sendo
desafiadas de acordo com a faixa etária: pintura com tinta, desenhos com giz de
cera, recortes e colagens e no final, como culminância realizamos a montagem de
peças de tapeçaria.
Por fim, ressaltamos a importância desse trabalho, uma vez
que, propôs a sensibilização de todos os segmentos da escola em questões do
nosso dia-a-dia que muitas vezes, acabam passando despercebido. Além disso, os
alunos multiplicadores sentiram-se valorizados com tal atuação, sentindo-se
parte efetiva desse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário