domingo, 11 de junho de 2017

Participação no curso promovido pela RGE Sul - "Educar para Transformar!"

A atividade inicial desse trabalho ocorreu com uma formação no município de Santa Maria, em que a professora Luciane de Cássia Lopes Wesz, representou nossa escola, participando de peças teatrais e rodas de conversa sobre temas pertinentes à sustentabilidade. Nessa mesma ocasião, a professora participou da oficina criativa: “A escolha de percursos em caminhos existentes” sobre mobilidade urbana, em que a professora Jaqueline Lessa Maciel norteou o trabalho.
Na sequência, crianças do 4° e 5° ano (turno manhã) e turma Multi (1°, 2° e 3° ano,-turno tarde, participaram juntamente com seus professores da  peça teatral oferecida pela RGE Sul, na escola Heron Jornada Ribeiro. Esse evento, por sua vez, foi de grande relevância, pois os alunos interagiram bastante com os atores, refletindo e compreendendo a proposta de trabalho sobre a sustentabilidade de maneira lúdica.
Ao retornar para a escola, o grupo participante teve como tarefa a disseminação do teatro, na qual grupos menores iam de sala em sala, desde educação infantil até anos iniciais, fazendo uma fala sobre o que aprenderam, levando-os a pensar em conjunto:
- Como é a sua cidade? E o seu bairro?
- De que maneira você vem até a escola? E quando vai passear?
- O que é trânsito? Ele possui regras? Quais?
- Quais os cuidados que devemos ter quando estamos na rua?
- Como é o entorno da sua escola?
- Quais as atitudes que você adota para cuidar do lugar em que você mora e estuda?
 Como registro dessa grande oficina, os multiplicadores propuseram o desenho individual em quadrinhos de juta, cujo propósito consistia em desenhar o trajeto que eles percorriam entre a casa e a escola, sendo desafiadas de acordo com a faixa etária: pintura com tinta, desenhos com giz de cera, recortes e colagens e no final, como culminância realizamos a montagem de peças de tapeçaria.
Por fim, ressaltamos a importância desse trabalho, uma vez que, propôs a sensibilização de todos os segmentos da escola em questões do nosso dia-a-dia que muitas vezes, acabam passando despercebido. Além disso, os alunos multiplicadores sentiram-se valorizados com tal atuação, sentindo-se parte efetiva desse processo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário