Sentindo a vida...
Exercícios
de respiração, movimento, caminhada e relaxamento ao ar livre, na Praça Rubem
Machado Lang (ginásio)
Os
alunos da turma da manhã, juntamente com seus professores foram desafiados a uma
atividade matinal em contato com a natureza. O objetivo dessa atividade foi sentir
a natureza exercitando a liberdade de movimento, explorar lateralidade, equilíbrio,
coordenação, orientação, atenção, cooperação e senso de grupo.
A
atividade foi coordenada pelo professor Serginho auxiliado pelo professor
Marcel (Oficina de Esporte)
Trilha Ecológica:
Tendo
em vista o tema que está sendo trabalhado na Escola: “SUSTENTABILIDADE”, foi
proposto aos alunos da turma “B”
(tarde), que criassem jogos dentro dessa ideia, sendo que um dos grupos criou a
“TRILHA ECOLÓGICA”, para ser jogada com
um dado. A atividade ficou tão boa que surgiu a ideia de transformar a pequena
trilha em uma trilha gigante e aplicá-la na turma “C” da manhã (turma atendida
pela mesma professora). Com a autorização e ajuda do grupo criador do jogo, a
trilha passou a ser grande. Os alunos da turma “C” amaram a atividade criada
pelos colegas do turno oposto, que além de propiciar diversão, também fez com
que retomassem assuntos pertinentes sobre sustentabilidade.
Material Necessário:
Um
dado (feito de papelão, em tamanho grande)
As
mensagens em papel durinho (feito com pastinhas velhas)
Balas
para premiação
Obs:
Para estrutura da trilha usamos uma centopeia já existente, desenhada na área
externa da escola.
Desenvolvimento: será realizada a
atividade com três participantes por vez. Cada aluno na sua vez jogará o dado e
andará o número de casas sorteado. Caso caia em uma casa com mensagem, deverá
ler e realizá-la. Ex: “Você jogou lixo no chão. Volte duas casas.” O aluno que
chegar ao fim primeiro vence.
(professora: Tatiane do Amaral)
Representando o meio ambiente em forma de
argila:
Esta
atividade tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, dando forma
a vários tipos de representações que existe na natureza, estimulando a
criatividade. Foi muito positivo e significativo para as crianças pois permitiu
que elas envolvessem os sentidos valendo bater, enrolar, furar, torcer, amassar
e puxar a argila.
O
trabalho foi muito interessante e desafiador, teve algumas dificuldades, mas
usamos como auxílio à pesquisa sobre o tema
em livros e jornais, fazendo as esculturas de acordo com a nossa
realidade.
(Professora:
Rejane Silveira Correa)
Separando o Lixo:
As
crianças a partir do referencial teórico estudado em sala de aula e das atividades
de registro e artísticas, as crianças, de forma simbólica foram para prática
separar o lixo. Dentro de balões haviam os mais variados materiais, onde a
criança o reconhecia, fazia a exposição para o
colega e logo após colocava o mesmo na sua respectiva lixeira. Na aula
seguinte, as crianças a partir do material separado, trabalharam com construção
de tabelas e gráficos, contagem e ilustrações. ( Professor Michel)
Salada de Frutas:
As
crianças se envolveram e se deliciaram
com a variedade de frutas. A maioria desconhece o sabor de muitas delas, nós
como professores devemos esclarecer e informar as crianças sobre a importância
e o valor nutritivo das frutas como parte de uma alimentação saudável. O
objetivo desta atividade foi alcançado, pois todos trabalharam em equipe, houve
colaboração e união da turma, demonstraram interesse pelo cheiro, sabor, cor e
forma das frutas. Todos os alunos degustaram e participaram da confecção da
salada de fruta compartilhada. Foi enfatizada a importância das frutas para uma
alimentação saudável e inclusive que aquelas mais comuns e que se adaptam ao
clima, como a laranja, as famílias que possuem pátio podem cultivar em casa. (Professora Rejane)
Contação de Histórias:
* No primeiro
momento realizamos a Leitura Deleite – Citação de Leonardo Boff, explorando-a oralmente.
Após, apresentamos com auxílio do livro a história “Não afunde no Lixo” – Nilce
Bechara que conta a história de Zeca, um menino, e Pipoca, seu cão de
estimação. Os dois convocam seus amigos e saem às ruas, para dar uma lição de
cidadania aos moradores do bairro. Enfatizamos a partir da história a questão
da preservação do meio ambiente, coleta seletiva de lixo e a reciclagem. Conhecemos
os containers de lixo que há na escola. Em seguida, dividimos a turma em dois
grupos e solicitamos que cada grupo ilustrasse o meio ambiente desejável e
indesejável. Por fim, socializamos as ilustrações. (Professora Luciele)
*· *
Hora
da leitura com a história “VAMOS ABRAÇAR O MUNDINHO”, realizando explorações
orais sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e também ressaltando a
importância da reciclagem e da separação do lixo para um mundo melhor.
· * Atividade
sobre a separação do lixo, trabalhando com as diferentes cores das latas de
lixo e seus respectivos materiais, colorindo os desenhos e usando materiais
diversos (bolinhas de crepom, fio de lã e EVA picado) para percorrer o caminho
certo até a lata de lixo. (Professora Kelen)
Nenhum comentário:
Postar um comentário